Gerar uma nova vida é algo único e maravilhoso, o corpo da mulher se transforma totalmente para receber o bebê e protegê-lo por nove meses. Durante a gestação, a mulher passa por diversas mudanças onde o corpo se prepara para o parto e também para a amamentação. Quando o bebê nasce, toda a atenção é voltada para cuidar da criança, mas é muito importante lembrar que a mãe também precisa de cuidados durante o resguardo. 


Após o parto, a mãe continua passando por mudanças físicas e também emocionais. A mudança na rotina pode ser algo bem complicado que gera estresse e ansiedade em boa parte das mulheres. 


Pensando no bem-estar das mamães, nós fizemos este artigo com algumas dicas e recomendações para que a fase do puerpério seja mais leve e tenha menos dificuldades. Esperamos que o artigo ajude nesse momento novo e desafiador. 

Recuperação pós-parto

Pode ficar tranquila, o período pós-parto é algo realmente difícil para todas as mães e você não precisa se achar fraca por passar por essa fase turbulenta. Após o nascimento do bebê, é comum sentir dores no corpo e desconforto para fazer qualquer tipo de tarefa, desde tomar um banho até amamentar o bebê.

Rotina de cuidados

Sabendo que as dores são comuns, ao final da gravidez, comece a organizar uma rotina de cuidados diários para que as dores sejam amenizadas. Principalmente para as mães que tiveram parto normal, é recomendado fazer banhos de assento e compressas de gelo na região íntima para amenizar as dores e o desconforto desse período. Converse com o seu médico para avaliar a necessidade de medicamentos. 


Tire um tempo para você fazer as suas coisas. Nós sabemos que as primeiras semanas de vida do bebê sobrecarregam totalmente a mãe, mas peça ajuda para que você possa ter tempo para tomar um banho tranquilo, se maquiar e passar um creminho antes de dormir. Não deixe sua feminilidade de lado.

Cuidado com as mamas

Como já falamos anteriormente, a amamentação pode ser algo extremamente difícil e doloroso para algumas mulheres, portanto, deve-se prestar atenção para analisar qualquer tipo de alteração. A amamentação pode causar a mastite que é uma infecção nas mamas. Se você perceber que os seios estão vermelhos e doloridos (com ou sem febre), marque uma consulta com seu médico para ele examinar e prescrever os medicamentos corretos. 


Alimentação saudável

Na correria do pós-parto, é comum a mãe dedicar 100% do tempo ao bebê, mas isso não é o correto. Você deve se organizar para fazer todas as suas refeições nos horários certos e buscar comer alimentos saudáveis.


Converse com seu médico para saber se há algum alimento proibido ou se algo deve ser essencialmente inserido na sua dieta. Mas no geral, inclua bastante frutas à base de água em seu café da manhã, sobremesa e lanche. No almoço e jantar, dê preferência para verduras, legumes e carnes mais magras. Não se esqueça de ingerir bastante água, suco e chá durante o dia. Além da hidratação, os líquidos também ajudam na amamentação. 


Saúde mental

Outro problema comum nesse período é a depressão pós-parto que é causada devido a um desequilíbrio hormonal. A depressão pós-parto resulta em uma tristeza profunda que pode até gerar dificuldades de envolvimento afetivo com o bebê. Além de prejudicar a saúde mental da mãe, a depressão pós-parto pode fazer com que a mãe não tenha interesse nos cuidados com o bebê. Por causa disso, o bebê pode ter problemas de saúde e dificuldades para ganhar peso.


As pessoas que convivem com a mãe devem observar qualquer mudança de comportamento e oferecer ajuda para deixar esse momento mais leve. Ajude a mãe nas tarefas de casa, lave a roupa que está suja, deixe a comida pronta e olhe o bebê para que a mãe possa tomar banho e dormir um pouco. Se perceber que a mãe está entrando em depressão, procure ajuda profissional o mais rápido possível. 


Você que já passou por essa fase, quer contribuir com alguma outra dica para as mamães de primeira viagem? Deixe a sua contribuição aqui nos comentários.