Arquivo Mensal: Fevereiro 2022

  1. O Papel dos Pais no Aprendizado das Crianças

    A educação das crianças não é obrigação exclusiva da escola, pois ela deve começar dentro de casa logo cedo. Trabalhar o desenvolvimento da criança exige uma atenção em diferentes áreas e todas elas podem ser estimuladas pelos pais em casa. Mas como os pais podem participar do processo de aprendizado das crianças? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. 


    Como ajudar no aprendizado dos filhos?

    Antes de tudo, é importante relembrar que as crianças aprendem com exemplos dados pelos adultos. Portanto, os pais devem mostrar desde cedo que o estudo é algo prazeroso e recompensador. Não trate os estudos como algo chato e difícil de fazer, pois isso vai desestimular o seu filho. Crie o hábito de mostrar a seu filho como estudar pode trazer coisas boas para a vida e que é muito gostoso aprender. 

    Leia mais »
  2. Como se preparar para dar banho no bebê?

    E muita gente ainda pensa que o parto é a parte mais difícil, não é mesmo? Além das dificuldades da gestação, após o bebê nascer, as mães relatam bastante outras situações inesperadas que as deixam preocupadas. Entre essas situações, temos o banho do bebê. Nas primeiras semanas de vida, o bebê tem o corpinho muito mole e frágil, sendo bem difícil segurá-lo e dar banho ao mesmo tempo. Sentir medo e insegurança para dar banho no bebê é totalmente normal, afinal é uma experiência totalmente nova para os pais.


    É indiscutível que essa tarefa exige todo o cuidado do mundo, pois o bebê estará molhado e poderá escorregar mais facilmente.Mas existem algumas dicas que facilitam muito nessas horas. Portanto, se você é uma mamãe ou um papai de primeira viagem, acompanhe essa matéria com a gente agora mesmo.

    Leia mais »
  3. Tendências de nomes para bebês

    A espera de um bebê é um momento de muita felicidade e planejamento para toda a família. Nessa hora, os pais começam a preparar o quartinho, comprar as roupinhas, deixar a mala da maternidade pronta e tem também aquela parte mais difícil: escolher o nome do bebê. Escolher o nome dos filhos é algo de extrema importância, pois é algo que ele vai carregar para sempre e não é tão simples fazer a troca. 


    Alguns pais já possuem o nome planejado antes mesmo de saberem da gravidez, já outros se decidem nos 45 minutos do segundo tempo. Mas será que existe algo que possa facilitar essa escolha para os pais? 

    Leia mais »
  4. Importância das amizades no desenvolvimento infantil

    De uns anos pra cá, o formato de família tem variado bastante, principalmente em relação ao tamanho da família. Na época dos nossos avós, era comum o casal ter 8, 9, 10 filhos. E por causa disso, as crianças daquela época tinham bastante companhia para brincar o dia todo. Mas hoje, as coisas mudaram bastante e a maior parte dos casais possuem um ou dois filhos. E essa mudança faz com que as crianças cresçam mais sozinhas e com mais dificuldades para se socializarem. 

    A convivência com outras crianças ajuda muito no desenvolvimento da criança e o ensina a conviver com outras pessoas. Crianças que crescem sozinhas e sem amiguinhos, apresentam mais dificuldades para dividir brinquedos e respeitar os colegas. 


    Por isso, nós do blog Datitia

    Leia mais »
  5. Atividades para a educação infantil

    Procurando por atividades que ajudem no desenvolvimento e na educação do seu filho? O período de distanciamento social por causa da pandemia fez com que muitas crianças tivessem que ficar sozinhas em casa, sem muitas opções de brincadeiras. Mas existem outras maneiras de proporcionar experiências educativas para as crianças, seja em casa sozinho ou na rua com os amiguinhos.


    Usando um pouco de criatividade, os pais podem despertar o interesse da criança para várias atividades interessantes, bem longe das telas de celular. Trouxemos algumas sugestões de atividades educacionais para você fazer com seu filho. Vem descobrir com a gente.

    Horta em casa

    Essa atividade é super fácil de fazer e ainda

    Leia mais »
  6. Sinais de ansiedade em crianças

    Talvez você ainda não saiba, mas a ansiedade é um sentimento muito comum entre as crianças e os pais precisam estar atentos para identificar se algo está fora do normal. Geralmente, algumas ocasiões podem gerar mudança no comportamento da criança como mudança de escola, troca de horários, alteração do horário de trabalho dos pais.E até mesmo coisas boas como o planejamento de uma festa ou uma viagem, e também a espera por uma visita de um familiar querido. 

    Quem convive mais com a criança deve analisar se ela está se adaptando bem às mudanças ou se está apresentando algum sinal de ansiedade. Mas quais são os sinais que as crianças apresentam quando estão ansiosas?


    Sinais de ansiedade em crianças


    Leia mais »
  7. Como incentivar hábitos alimentares saudáveis para a criança e a família

    Seus filhos têm dificuldade para comer alguma coisa em específico? Muitas mães comentam que as crianças rejeitam alimentos como legumes, verduras, frutas e até mesmo pulam refeições porque não querem a comida que está no prato. Se a criança não come na hora certa, logo depois vai querer comer uma besteira para enganar a fome, o que causa um péssimo hábito alimentar.


    Embora seja difícil aceitar, os pais são os principais responsáveis pela má alimentação das crianças, em que muitas vezes os pais não sabem incentivar a alimentação saudável ou tratam a rejeição de forma errada.

    Por esse motivo, nós preparamos algumas dicas para incentivar as crianças a comerem melhor, de maneira mais saudável e com prazer pela comida saudável.

    Leia mais »
  8. Dicas de filmes para assistir grávida

    Chega uma fase da gestação em que a barriga cresce muito e a mãe precisa descansar mais. Por isso, é legal incluir novas atividades que sejam mais relaxantes e aproveitar essa fase de maneira mais leve, afinal serão as últimas semanas da mãe sem o bebê nos braços, por isso, é importante descansar para o novo momento da sua vida.


    Entre essas atividades, assistir à TV está entre as mais confortáveis e também está na lista de preferência das grávidas. Mas quais são as recomendações de filmes e documentários para as grávidas assistirem no final da gravidez?

    Nós fizemos uma seleção de filmes, séries e documentários para você curtir essa fase final da gravidez.


    Filmes para assistir na gravidez

    Leia mais »