E muita gente ainda pensa que o parto é a parte mais difícil, não é mesmo? Além das dificuldades da gestação, após o bebê nascer, as mães relatam bastante outras situações inesperadas que as deixam preocupadas. Entre essas situações, temos o banho do bebê. Nas primeiras semanas de vida, o bebê tem o corpinho muito mole e frágil, sendo bem difícil segurá-lo e dar banho ao mesmo tempo. Sentir medo e insegurança para dar banho no bebê é totalmente normal, afinal é uma experiência totalmente nova para os pais.


É indiscutível que essa tarefa exige todo o cuidado do mundo, pois o bebê estará molhado e poderá escorregar mais facilmente.Mas existem algumas dicas que facilitam muito nessas horas. Portanto, se você é uma mamãe ou um papai de primeira viagem, acompanhe essa matéria com a gente agora mesmo.

Como dar banho no bebê recém-nascido?

1- Escolha a banheira


A banheira deve estar de acordo com o tamanho do bebê para que ela possa se encaixar dentro dela. Não use aquelas banheiras que ficam apoiadas diretamente no chão, pois elas são totalmente desconfortáveis para quem vai dar o banho na criança. Use uma banheira com suporte, pois ela é mais alta e bem melhor para a coluna da mãe ou do pai.


2- Limpe o bebê


Antes de colocá-lo na água, utilize um pano úmido para limpar o rostinho e também as partes íntimas. Isso vai ajudar a não sujar a água da banheira e precisar trocar durante o banho. Ao utilizar o pano umedecido, faça os movimentos com a mão leve, pois o bebê pode se machucar com muita facilidade. 

3- Temperatura

Ao preparar o banho do bebê, você deve ficar atenta à temperatura do ambiente e também da água. Dar um banho quente no bebê em um lugar frio, pode deixá-lo resfriado. Portanto, prepare uma banheira com água morna, feche as portas e as janelas para o seu bebê ficar protegido de qualquer ventinho.


4- Sabonete


Tome cuidado com o tipo de sabonete que você usa para dar banho no seu filho. Os bebês possuem a pele muito mais sensível que a nossa, por isso, é preciso saber escolher o sabonete que será mais adequado para ele. Geralmente, o mais recomendado é o sabonete glicerinado, mas converse com seu médico antes para ter certeza. 


5- Hora de secar


Depois de dar banho no bebê, retire-o da banheira e o enrole em uma toalha macia. Leve-o para a cama e termine de secar o bebê. Aproveite o momento para verificar se o bebê está com alguma alergia ou assaduras. 


6- Cremes e pomadas


Agora que a parte mais difícil já passou, passe um creme hidratante no corpinho do seu filho e também passe pomadas para assaduras. Esse passo é importante para potencializar o bem-estar do seu filho e garantir que ele não sentirá nenhum tipo de incômodo. Depois disso, é só vestir uma roupa bem confortável.