As crianças são seres criativos e energéticos que contagiam a todos em sua volta.Mas apesar dessa essência, os adultos precisam estimular a criatividade para que isso seja trabalhado cotidianamente. Os pais possuem um importante papel no aprendizado da criança e trabalhar brincadeiras é um grande passo para que sua criança evolua dia após dia. 


Além de ser bom para o desenvolvimento da criança, essas atividades também aproximam a família, gerando um momento de intimidade entre os pais e os pequenos. Todas essas brincadeiras despertam a atenção, criatividade e curiosidade, o que ajuda a melhorar o seu posicionamento diante a diversas situações no dia a dia.

Mas será mesmo possível estimular a criatividade das crianças através de simples brincadeiras? A resposta é sim e você vai aprender com as dicas Datitia. 

1- Passeios divertidos


As crianças precisam de espaço para pensar e colocar suas vontades em prática. Nada mais proveitoso que levar os pequenos a lugares coloridos, abertos, com animais, água, areia, etc. Selecionamos alguns lugares para um passeio bastante criativo:


  • Circo;
  • Zoológico;
  • Parque de diversões;
  • Praia;
  • Cachoeira;
  • Teatro;
  • Cinema;
  • Parque ecológico.

Todos esses lugares oferecem um contato diferenciado com o ambiente, algo que as crianças nem sempre possuem com frequência no dia a dia. Escolha pelo menos um e já planeje o próximo passeio com a garotada.

2- Cozinhar


Alguns pais sentem certo receio de levar as crianças para a cozinha por causa da bagunça. Mas oferecer essa liberdade para as crianças é essencial para estimular o cérebro a buscar coisas novas e a pensar diferente.


Planeje uma tarde divertida com as crianças para preparar algo divertido com as crianças. Escolha algo fácil para que elas possam se envolver bastante durante o preparo. Alguns exemplos:


  • Salada de frutas;
  • Vitamina de frutas;
  • Sanduíche natural;
  • Cookies;
  • Bolo de chocolate.

Lembre-se que é importante a criança ter autonomia para fazer as coisas, mas é preciso ter um adulto sempre por perto na hora de manusear eletrodomésticos e utensílios de cozinha.

3- Banho no pet

Tem um cachorro em casa? Que ótimo, vamos então fazer com que os pequenos ajudem nos cuidados com a higiene. As crianças são muito amorosas com os animais e é importante ensiná-los desde cedo a ter responsabilidades para cuidar dos pets.


Deixe seu cachorro em um ambiente próprio para bagunçar e para molhar. Prepare a água e o sabonete e deixe seu filho ensaboar e secar o animalzinho. Temos certeza que ele vai amar a experiência. 

4- Desenhar


Atividades artísticas são bem importantes para o desempenho criativo das crianças, a mistura de cores e formas causam uma sensação de autonomia única enquanto a criança decide o que irá compor a sua obra de arte.


Você pode estimular que seu filho desenhe em uma folha de papel com lápis de cor e giz de cera. E se quiser ir além invista em telas e tintas para que a brincadeira fique ainda mais divertida. 

5- Quebra-cabeça

Essa brincadeira encanta até mesmo os adultos. Temos certeza que muitos papais e mamães já passaram horas se divertindo montando um quebra-cabeça. Para escolher o quebra-cabeça certo para seu filho, é necessário considerar a idade dele. Um brinquedo com muitas peças pode frustrar as crianças mais novas que podem ter dificuldades para montar.


A recomendação é escolher quebra-cabeça com desenhos coloridos e que sejam familiares para os pequenos. Sabendo escolher o brinquedo certo, seu filho vai se divertir por muito tempo com uma atividade educativa.

E aí, já decidiu qual dessas atividades é a melhor para a idade do seu filho? Escolha uma delas para fazer ainda essa semana e marque @datitiababystore no Instagram pra gente ver.