Uma criança traz alegria imensa para os pais, mas junto com essa nova vida se cria uma nova rotina que pode ser extremamente exaustiva, principalmente para a mãe. Nos primeiros meses de vida, a mãe precisa se adaptar à amamentação e ao sono do bebê, à alimentação, etc. Todo esse processo é bastante difícil e sobrecarrega os pais que ainda estão aprendendo como a vida com o bebê funciona.


A criança chora muito à noite e nem sempre a mãe entende o motivo, fica horas balançando tentando acalmar e com isso, perde quase toda a noite de sono. Isso resulta em um dia mais cansativo e estressante.


Mas como podemos deixar essa rotina mais tranquila? Para ajudar nessa nova fase da vida, é essencial poder contar com uma rede de apoio. Lembrando que o pai não faz parte da rede de apoio, afinal, ele deve dividir as tarefas igualmente com a mãe, tanto os cuidados com o bebê, quanto os cuidados com a casa. Enxergar a tarefa de casa e o cuidado com os filhos, uma tarefa que é função apenas da mulher, é um pensamento totalmente ultrapassado e injusto. 

Conte com a família

Quando falamos em rede de apoio gratuito, logo vem à mente a nossa família. Pode ser uma irmã, sua mãe, a sogra, cunhada, tias, primas, etc. Qualquer pessoa que tenha tempo disponível e tenha boa vontade para fazer parte da sua rede de apoio. É claro que essa pessoa precisa ser de confiança e gostar de você e da criança.


É bom para o bebê

O ser humano tem a tendência de viver em sociedade, em grupo. Crianças que vivem muito tempo apenas com o pai e com a mãe costumam ficar mais distantes e não sentem muita facilidade para socializar. A rede de apoio contribui para que a criança tenha contato com pessoas de fora da casa e aprenda a conviver com pessoas diferentes.


Quais as tarefas da rede de apoio?


Quando falamos de um trabalho voluntário, precisamos entender que não se pode exigir demais de quem está ajudando. Mas são várias coisas que a rede de apoio pode fazer:


  • Dar banho na criança;
  • Trocar fraldas;
  • Colocar para dormir;
  • Dar mamadeira;
  • Fazer as compras;
  • Limpar a casa;
  • Lavar a roupa;
  • Brincar com o bebê.

São diversas tarefas que você pode delegar para a sua rede de apoio. E enquanto tem alguém fazendo isso por você, aproveite para colocar algo em dia e reforçar os cuidados com você mesma.


Durma um pouco, leia um livro ou veja um filme, faça uma caminhada e alguma coisa divertida que vai te deixar mais leve. Busque alguém que possa ajudar para que essa tarefa seja mais leve e prazerosa.