Quem aí não lembra das brincadeiras divertidas que a gente participava no tempo da escola? Além de brincar com os coleguinhas da escola, também era muito comum sair para se divertir na rua e ficar por lá até nossa mãe nos chamar para tomar banho. Era um tempo sem muitas tecnologias, por isso parecia que o tempo passava até mais devagar.


Nos dias de hoje, as brincadeiras são outras. Os pequenos passam bastante tempo em frente à TV, ao celular e se divertem com seus jogos online. Essa diferença entre as gerações acaba causando um choque entre pais e filhos, pois nem sempre os pais estão dispostos a aprender os jogos online e os filhos acham as brincadeiras antigas chatas.

Mas o segredo está em ensinar essas brincadeiras desde cedo, para que elas façam parte do desenvolvimento da criança. É claro que elas podem brincar com os jogos eletrônicos, mas é importante equilibrar a rotina com brincadeiras mais dinâmicas. Por isso, nesse artigo nós vamos falar sobre algumas brincadeiras divertidas e fáceis de fazer em casa com seu filho. Vamos aprender?

1- Amarelinha


Um jogo muito simples e que gera muito entretenimento . Para brincar na calçada, você vai precisar de um giz para desenhar a amarelinha no chão.Mas se você mora em apartamento, existem algumas opções de tapetes e adesivos para colocar no chão. Além disso, cada jogador vai precisar de uma pedrinha.


O jogo começa jogando a pedra na casa 1, 2, até chegar no céu. Em sua vez, cada um deve pular pela amarelinha alternando entre uma e duas pernas, sem pisar na casa onde está a pedra. Não pode pisar na linha.

2- Passa-Anel

Essa brincadeira funciona melhor quando tem várias pessoas para brincar. Todos se sentam no chão formando um círculo. Uma primeira pessoa se levanta com o anel entre as mãos e vai passando de mão em mão. A graça da brincadeira é que o participante que está com o anel vai escondê-lo em uma das mãos.


Depois que terminar de passar por todos, os demais precisam adivinhar onde está o anel. Quem estiver com ele, não pode falar. E quem acertar, é o próximo passador.

3- Dança das Cadeiras

Criança adora música e essa atividade é ótima para gastar bastante energia. Organize as cadeiras em círculo com todas elas viradas para fora. Pegue a quantidade total de crianças e coloque uma cadeira a menos, pois uma delas terá que ficar de pé. Coloque uma música para tocar e peça para que as crianças girem em torno das cadeiras. 


Em um determinado momento, pause a música. Nessa hora, as crianças devem correr para sentar na cadeira. Aquela que ficar de pé, perde o jogo. 

4- Pular Corda

Uma ótima atividade para estimular a coordenação motora dos seus filhos. Existem várias maneiras de pular corda. Dá pra comprar cordas individuais e fazer uma competição para ver quem consegue pular por mais tempo. Também é possível usar uma corda grande e duas pessoas para bater a corda enquanto uma ou duas pessoas pulam juntas.


Para os mais ousados, também tem a brincadeira de corda dupla. Nessa, os batedores precisam bater as duas cordas juntas e quem está pulando precisa ser muito esperto para não errar. 


5- Pega Pega

Vamos colocar essas crianças para correr? Organize um grupo de jogadores e escolha um para que seja aquele que vai correr atrás dos outros. Quando o jogo começar, todos correm e o pegador deve pegar alguém. Esse, se torna o próximo pegador. Essa brincadeira é ótima para gastar energia e ter uma noite de sono bem gostosa.

6- Bambolê

Essa brincadeira era sucesso na hora do recreio. Ela consiste em rodar o bambolê pela cintura sem deixá-lo cair. Dá pra criar algumas competições e ver quem consegue segurar o bambolê por muito mais tempo.


Também dá pra rodar o bambolê no pescoço, no pé e no braço.


Qual brincadeira você mais gostou e vai fazer com seu filho ainda esse fim de semana?