Ter medo do escuro é algo totalmente comum durante a infância. O cenário se repete em muitas casas, as crianças estão bem se preparando para dormir e de repente chega a hora de apagar as luzes e é aí que começa o choro. Isso acontece, principalmente com crianças que não dormem no quarto dos pais. 


Esse medo do escuro é normal em crianças de até 5 anos, quando elas também possuem medo de fantasmas e outros seres mitológicos. Por causa disso, os pequenos começam a enxergar coisas no escuro que na verdade não existem. Se assustam com uma cadeira, cortina ou até mesmo o espelho. Tudo é motivo para aterrorizar e fazer a criança perder o sono. 

Ter medo do escuro é algo que muda a rotina de toda a família, pois algumas crianças querem dormir na cama com os pais ou querem que a mãe fique no quarto fazendo companhia. Dessa maneira, todo mundo da casa acaba tendo péssimas noites de sono e a criança ainda continua com medo do escuro.


Como ajudar a criança a superar o medo do escuro?


Para te ajudar nesse processo, nós do blog Datitia preparamos algumas dicas para você começar a praticar. Mas antes de tudo, você precisa ser um bom ouvinte e o melhor amigo da criança. Quando pequenos, os filhos possuem total confiança nos pais, por isso, é importante escutar os medos da criança com respeito, sem fazer piadas ou menosprezar os sentimentos dele. Busque entender o que o seu filho está sentindo e coloque em mente que isso é apenas uma fase que logo passará.


1- Faça um tour pelo quarto


Com as luzes acesas, caminhe pelo quarto da criança e mostre-a que não tem nada para se ter medo. Abra os armários, entre com ela embaixo da cama e olhe atrás da cortina. Após isso, apague a luz e faça o mesmo caminho para que seu filho entenda que as coisas continuam iguais mesmo com a luz apagada.


2- Rotina para o sono

Comece a mudar os hábitos do seu filho para que ele entre em uma rotina mais tranquila. Faça um jantar mais leve e procure comer mais cedo. Além disso, evite deixar a criança vendo TV até tarde, principalmente conteúdos com violência ou de terror. Isso pode acentuar o medo. 


Na hora de dormir, escolha um pijama infantil divertido e confortável e dê um copo de leite quentinho.


3- Quarto organizado

Deixe o quarto do seu filho sem bagunça e invista em uma decoração aconchegante para que ele se sinta confortável e com vontade de estar ali. Invista em um abajur para ficar perto da cama, pois com ele, seu filho pode começar a se adaptar. Ao invés de dormir com a luz do quarto acesa, somente o abajur ficará ligado. E pouco a pouco você vai diminuindo a iluminação até ele se acostumar com o quarto todo escuro.

4- Bichinho de pelúcia


Uma boa opção para a criança se acostumar a dormir sozinha e no escuro é oferecer um ursinho como companhia. Diga para seu filho que o ursinho ficará cuidando de tudo e vai protegê-lo enquanto dorme.


Seu filho já consegue dormir sozinho no escuro? Conta aqui nos comentários.