Descobrir uma gravidez é um momento muito especial para muitas mulheres e ser mãe pela primeira vez é uma experiência única para a mulher, mas em alguns casos pode gerar uma série de dúvidas e preocupações. Afinal, seu corpo começa a se preparar para receber uma nova vida que será a sua eterna companhia. 


Ao nascer o primeiro filho, é normal a mãe ter dificuldades para cuidar nos primeiros dias, mas tudo se aprende com o tempo. O sexto sentido da mãe começa a ser ativado para entender cada choro do bebê e saber o que ele precisa. E cada mãe tem a sua maneira de cuidar do próprio filho, não existe jeito certo ou jeito errado. Existe o que mais funciona para você e para a sua criança. 

A gente quer te contar que, mesmo sentindo uma enorme alegria em receber seu primeiro filho, é normal sentir inseguranças nessa nova fase da vida. Por isso, nós preparamos algumas dicas para as mamães de primeira viagem passarem por esse momento de um jeito mais leve. 


1- Prepare a mala da maternidade com antecedência

Você terá alguns meses para se preparar para a chegada do seu filho, mas não deixe nada para a última hora. Alguns meses antes do nascimento, comece a lavar e passar as roupinhas para preparar a mala da maternidade. Lembre-se de separar suas roupas e objetos pessoais que usará no hospital. 


2- Chame o marido para participar

O pai da criança deve estar envolvido em todos os processos, antes do nascimento e principalmente depois que a criança nascer. Com a chegada do bebê, muita coisa muda e a rotina do casal vira de cabeça pra baixo. Por isso, o companheirismo deve se fortalecer nessa hora para o casal se manter unido e o fardo não ficar muito pesado para a mãe. 


3- Estude sobre amamentação


Apesar de ser uma atividade única, a amamentação não é tão simples como parece. É um processo doloroso, difícil e que pode gerar bastante frustração. Por isso, esteja preparada para entender mais sobre como o seu corpo vai se comportar nesse período e não se cobre demais. 


4- Deixe um dinheiro reserva

Além do gasto com as roupinhas, móveis, fraldas, etc, lembre-se que seu bebê pode e vai precisar de coisas extras. Por exemplo, as vacinas e exames que serão feitos nos primeiros meses após o nascimento. Além disso, esteja preparada, caso o bebê precise de algum tipo de remédio especial ou leite específico.


5- Todo bebê chora


Pode parecer óbvio, mas muitas mães se desesperam quando o bebê começa a chorar. Nem sempre ele está com fome, fralda suja, cólica ou sono. O choro é a única forma que o bebê tem para se comunicar, e às vezes ele só está cansado de ficar no carrinho e quer ser balançado no colo. Não se preocupe, você vai aprender a entender o seu bebê durante as primeiras semanas. 


6- Lembre-se de você

Sim, com a chegada do bebê você automaticamente se torna mãe, mas não deixa de ser mulher. Continue se cuidando. Coloque uma roupa bonita, mesmo que seja para ficar em casa, passe um batom e mantenha seu cabelo sempre arrumado. Além disso, faça todas as suas refeições de forma saudável e beba bastante água. O seu bebê precisa de você ainda mais forte do que era antes. 


7- Ignore as críticas


Vai ter muita gente boa nesse momento, mas também sempre vai ter aquela pessoa inconveniente que acha que sabe de tudo e quer te ensinar a criar seu próprio filho. Mas quem decide a maneira de cuidar da sua criança é você, portanto não se abale com os comentários maldosos e faça aquilo que você considera certo.


Está mais tranquila com as dicas de hoje? Então se organize para deixar a chegada do seu bebê mais calma e aproveite o momento o máximo que puder.