Você costuma deixar o seu filho escolher as próprias roupas na loja infantil ou em casa? É claro que eles demoram mais e podem fazer combinações um tanto esquisitas, mas há algo importante nisso: escolher a própria roupa ajuda no desenvolvimento da criança.


É o que revelam pesquisas realizadas pela Universidade de Illinois, Estados Unidos, que afirmam que crianças de 3 a 5 anos de idade já têm capacidades necessárias para se aventurar na jornada das escolhas.



O que essa “autonomia” para se vestir pode gerar de vantagens positivas para o desenvolvimento infantil?



Entenda a seguir os principais benefícios da escolha por parte das crianças.



Autoexpressão

Quando a criança pode escolher as próprias roupas na loja infantil ou em casa, está expressando a criatividade e personalidade!

A criança já consegue se identificar com determinadas cores e estilos e os pais devem orientar no processo.

Deixe-a escolher e se a combinação for muito “diferente” oriente para combinar aquela peça mais exagerada ou estampada com outra mais neutra.

Vale a reflexão de que não se trata de “deixar a criança fazer o que quer”, mas é importante fazer com que ela saiba que tem o poder de escolha e que ela é livre para isso.



Criando responsabilidade

A criança ao escolher as próprias roupas, está consequentemente assumindo responsabilidades.

Em um dia frio, por exemplo, ela por si mesma precisa entender que não pode vestir a camiseta que gostaria ou a saia que gostaria, porque se ela sair como quiser, passará frio.

É nesse momento que os pais podem direcionar os seus filhos, mostrando que podem escolher, mas ao mesmo tempo, precisam pensar se aquela combinação é a melhor para determinado ambiente.

Geralmente, quando a criança participa do processo de escolha das próprias roupas, se sente orgulhosa de participar de uma decisão que impacta diretamente na imagem dela.



E quando se está na loja infantil?


Muitos pais preferem não levar a criança às lojas e tem artigo aqui orientando que não é o mais indicado quando se está buscando por peças específicas e de necessidade da criança.

Mas quando se trata de roupas para diferentes ocasiões, é indicado que a criança ajude na escolha.

Mas não basta deixar que ela escolha e pronto, é preciso fazê-la refletir. Por que é que você quer essa roupa? Veja no espelho, acha que ficou legal? E se tentarmos essa outra cor?

Antes de sair de casa, converse com ela sobre qual o objetivo na loja infantil, se for apenas comprar roupas, por exemplo, deixe isso bem claro e quando na loja, ela se interessar por calçados e quiser escolher algum, lembre a ela do objetivo e que quando for o dia de comprar calçados, ela vai preparada para isso.

Colocar em prática não é fácil e sabemos bem disso! Mas ensinando o seu filho dessa forma, criará nele esse hábito.

É preciso aguçar na criança o senso de autoimagem.

Por que é importante que seu filho aprenda a escolher suas próprias roupas?

Ensinar seu filho a escolher suas próprias roupas é importante por várias razões:


  1. Autonomia e Independência: Permitir que seu filho escolha suas roupas promove um senso de autonomia e independência. Isso ajuda a construir a confiança e a capacidade de tomar decisões, habilidades valiosas para a vida.

  2. Expressão Pessoal: A escolha de roupas é uma forma de expressão individual. Isso permite que as crianças explorem sua identidade e mostrem suas preferências, ajudando-as a se sentirem mais confortáveis e seguras de si mesmas.

  3. Desenvolvimento de Estilo: Ao experimentar diferentes combinações de roupas, as crianças começam a desenvolver seu próprio estilo. Isso pode ajudá-las a entender o que lhes agrada e a valorizar a originalidade.

  4. Aprendizado sobre Moda e Estilo: Escolher roupas ensina habilidades práticas, como combinar cores e estilos, entender a adequação das roupas para diferentes ocasiões e aprender a cuidar das peças (lavagem, armazenamento, etc.).

  5. Tomada de Decisão: Ao permitir que seu filho faça escolhas sobre suas roupas, você o ajuda a praticar a tomada de decisões e a lidar com as consequências dessas escolhas, como conforto e estilo.

  6. Construção de Confiança: Quando as crianças escolhem suas próprias roupas e recebem elogios ou feedback positivo, isso contribui para a construção de sua autoestima e autoconfiança.

  7. Desenvolvimento de Habilidades Sociais: Ao escolher roupas para diferentes contextos, como festas ou eventos escolares, as crianças aprendem a considerar as normas sociais e a adequação, o que é importante para suas interações sociais.

  8. Responsabilidade: Ao ter a responsabilidade de escolher suas roupas, as crianças aprendem sobre a importância de cuidar de suas coisas e podem até começar a associar as escolhas a consequências, como estar confortável ou adequado.


Portanto, incentivar seu filho a escolher suas próprias roupas é uma excelente maneira de promover seu desenvolvimento emocional, social e prático.

filho

Foto: Reprodução



Ensine o seu filho a valorizar as roupas que tem



Assim, ele vai desenvolvendo uma noção sobre as peças de roupa que possui. É comum que crianças gostem de determinadas peças e não queiram mais tirá-las, mas mostre que há outras roupas legais que também podem ser exploradas.

Tenha o hábito de frequentemente estimular o seu filho a separar peças que não usa mais para doar a alguém que precisa.



E como fazer quando a compra é on-line?

Nesse caso, sente com a criança em frente ao computador e mostre todas as fotos e informações da roupa.

A vantagem da compra pela internet é que é muito mais fácil conseguir fazer a criança manter o foco.

Aproveite as super ofertas em nossa loja Datitia Baby Store!

 



Confira também:

Como montar o enxoval do bebê que nasce no inverno - de 0 a 3 meses

Melhores tipos de sapato para o bebê – Como escolher?

 

Você já conhecia a nossa loja Datitia Baby Store? Temos peças de roupa para o seu filho em qualquer idade e estação. Os preços são imperdíveis e entregamos para todo o Brasil!

Nos acompanhe também nas redes sociais: InstagramFacebook e Youtube!