As palavras possuem poder, você com certeza já ouviu falar essa frase, não é mesmo? Porém, apesar de ser uma frase bastante dita, algumas pessoas a dizem apenas da boca pra fora. Não prestar atenção nas palavras que dizemos pode ser um grande problema, principalmente no que se refere ao tratamento com os filhos. As crianças estão em constante aprendizado e absorvem muito das coisas que são feitas a seu redor. 


Uma criança enxerga os pais como sua maior inspiração, eles são os seres que transmitem toda a confiança necessária. Tendo isso em vista, as palavras que os pais usam e a maneira como elas são ditas podem causar um grande impacto no filho. E certas frases costumam afetar o desenvolvimento da criança e trazer outros sérios problemas.


Portanto, se você busca uma maneira melhor de se relacionar com o seu filho, nós do blog Datitia trouxemos uma lista de frases que são proibidas de serem usadas com as crianças. Vem descobrir quais são. 


1- Seja como seu irmão/amigo 


Fazer comparações de seu filho com outra criança é algo extremamente cruel. Todas as pessoas são diferentes, e por que deveria ser diferente com as crianças? As crianças se desenvolvem de maneira diferente. Algumas têm facilidade em matemática, outras com português, já outras são boas com esportes ou artes, e todo o tipo de conhecimento deve ser valorizado. Caso perceba que seu filho está com dificuldades em alguma coisa, seu papel é ajudá-lo a melhorar nisso, e jamais deve criticá-lo ou fazer comparações desnecessárias.


2- Já tem namoradinho?

Sempre é bom lembrar que criança não namora, nem de brincadeira. Além de ser constrangedora, essa frase pode incentivar a criança a pular etapas de sua vida e ficar com pressa para chegar à adolescência ou começar de fato a namorar muito cedo. Ensine seu filho, que enquanto criança ele terá apenas amiguinhos e amiguinhas.


3- Isso não é coisa de menino/menina


Essa frase sempre foi ridícula, mas nos dias de hoje, ela também é ultrapassada. É perfeitamente normal uma menina brincar com um carrinho ou um menino brincar de boneca. Geralmente, essa frase vem acompanhada de ensinamentos machistas, onde as meninas são ensinadas a cuidar da casa e os meninos esperam encontrar tudo pronto. Ensine seus filhos a serem responsáveis e, igualmente, terem responsabilidade pelas tarefas domésticas.


4- Não tem motivo para chorar


A vontade de chorar pode ser sentida de maneiras diferentes por cada tipo de pessoa. Porém, você deve ensinar a seu filho que o choro é um direito de todo ser humano e não há razões para esconder seus sentimentos. Se seu filho estiver chorando, chame-o para conversar e tente entender o que o deixou descontente. Explique que é normal as coisas não saírem como o esperado e que nem sempre podemos ter o que queremos. 


5- Obedeça aos adultos

O correto é ensinar a criança a obedecer somente aos pais, pois são eles que planejam o melhor para seus filhos. Fazer com que a criança aceite tudo o que for pedido por qualquer adulto, pode tirar a noção de discernimento. Seu filho pode ainda não ter entendimento do que é certo ou errado, e usar essa frase pode contribuir para situações de desrespeito, violência e até abuso. 


6- É só uma picadinha


Dia de tomar vacina é sempre a mesma coisa, os pais tentam esconder o máximo que a criança terá que tomar vacina e depois dizem que não vai doer. Se você diz para seu filho que a injeção é tranquila, mas ele sente dor, vai entender que você o enganou. E essa mentira que parece pequena, pode fazer com que seu filho perca a confiança em você aos poucos. Quando precisar levar seu filho para tomar vacina ou fazer outra coisa que ele não gosta, converse com ele antes de sair de casa e explique que apesar de desagradável, é algo muito importante para sua saúde.


7- Isso não é assunto pra você


As crianças são curiosas e perguntam o tempo todo, por isso é normal que elas façam perguntas as quais os pais se sentem constrangidos para responder. É comum ver pais inventando desculpas ou fugindo do assunto por ele ser muito constrangedor, mas isso só piora a situação. Se você se esquiva de uma pergunta que seu filho fez, ele vai continuar procurando por respostas. E nessa busca, pode encontrar conteúdos exagerados ou pessoas que vão responder de maneira indevida.


Crie um ambiente seguro e confiável para que seu filho possa falar abertamente com você e não seja impactado por frases maldosas. Coloque nos comentários os próximos assuntos que você gostaria de ver no blog.