Ter um bebê em casa é um verdadeiro misto de emoções, onde os pais e a criança aprendem todos os dias. Logo após o nascimento da criança, começam as descobertas e as aventuras. O primeiro banho, a primeira fruta, a primeira palavra e o primeiro passinho. Os pais ficam ansiosos esperando o bebê a andar pela primeira vez, mas será que há algo a se fazer para estimular o bebê a andar?


O processo começa no engatinhar, quando a criança usa as mãos e as perninhas para se movimentar pela casa. Geralmente, o bebê começa a engatinhar por volta dos 10 meses, e perto dos 12 meses dá seus primeiros passos. Mas isso muda de bebê para bebê, e algumas crianças podem começar mais cedo ou mais tarde.


Como estimular o bebê a andar?

Caminho de brinquedos


Coloque pela casa alguns brinquedos atrativos para que a criança comece a seguir com a intenção de pegá-los. Você pode fazer isso enquanto a criança ainda estiver engatinhando e quando for a hora, ela vai fazer o mesmo caminho de pé. 


Ambiente Seguro


Ao se preparar para andar, seu bebê precisa de um espaço seguro para que não haja risco de se machucar. Verifique o acesso a degraus, tomadas e quinas de mesa ou armários. Coloque grades e protetores de tomadas para evitar qualquer acidente. É muito importante dar atenção a isso, porque qualquer tipo de trauma pode fazer com que a criança adie o começo para andar.


Proteja os Pezinhos


Não use sapatos com solados muito duros e desconfortáveis, pois o seu bebê precisa de mobilidade para andar. Você pode escolher meias ou sapatinhos com solado antiderrapante.Caso queira deixar o bebê descalço, o chão deve estar com tapete ou algum outro revestimento. 


Segure seu Bebê


Uma boa maneira de estimular seu filho a andar é segurar nas mãozinhas e ir andando com ele. Essa atividade é excelente para aumentar a confiança do bebê e ele vai se sentir seguro sabendo que a mãe ou o pai estão ali para protegê-lo. 


Inove no Lugar


Não deixe seu filho dar as tentativas sempre no mesmo lugar, leve ele para passear em um parque ou na casa de um familiar, onde ele se sinta seguro e ao mesmo tempo ache o espaço interessante para desbravar. 


Tenha Paciência


Tenha em mente que seu filho não vai andar logo nas primeiras tentativas e você precisa ter paciência para apoiá-lo sempre que for preciso. O processo pode ser demorado, mas você vai ficar extremamente feliz quando seu bebê der os primeiros passinhos. Conta aqui como está sendo esse processo para o seu filho.