Maquiagem, salto alto e penteados exagerados, cada vez mais as crianças estão adotando hábitos que antigamente eram usados apenas pelos adultos. Com o grande alcance das redes sociais, muitas crianças já possuem conta no Instagram e até mesmo fazem trabalhos de parceria com algumas empresas. Com isso, os pequenos começam a ter uma rotina agitada, onde é exigido uma aparência mais madura. Mas a que custo nossas crianças são expostas a tudo isso? 


Toda essa exposição e incentivo para que a criança tenha uma aparência diferente do que ela realmente é, faz com que a criança fique deslocada da sua realidade atual. Enquanto outras crianças estão brincando e se sujando, ela precisa se preocupar com as roupas e aparência. 


Adultização Infantil


As redes sociais estão cada vez mais focadas em apresentar produtos desnecessários para o público infantil. A adultização infantil é um termo que aborda sobre o processo acelerado da infância, onde a criança está sempre preocupada em parecer mais velha e chegar logo na adolescência. 


Essa aceleração faz com que a criança pule etapas que são necessárias para seu desenvolvimento, pois enquanto ela deveria estar brincando, na verdade está buscando inspirações de roupas e maquiagem. E o pior de tudo é que a criança é inserida em um mundo o qual ela ainda não tem maturidade para lidar. 


Como os pais devem agir?

O primeiro ponto é que os pais são os responsáveis pelos tipos de conteúdo que a criança tem acesso e também quais são as referências de seus filhos. Se a criança quer se vestir de uma maneira inapropriada porque viu na internet, foi responsabilidade dos pais a criança ter acesso a esse tipo de informação. Por isso, os pais devem estar atentos ao que os filhos fazem na internet. Caso percebam que a criança está acessando coisas indevidas, imediatamente devem conversar e estabelecer limites.


Mas o mesmo cuidado deve ser tomado fora da internet, com os coleguinhas, por exemplo. Muitas crianças se influenciam pela convivência que possuem com as amiguinhas. Portanto, se perceber que os colegas de seus filhos se comportam de uma maneira que você não gosta, converse com o seu filho e explique o motivo pelo qual ele não pode agir da mesma forma.


Respeite o tempo do seu filho

Nossa vida é feita de fases e você deve ajudar seu filho a viver cada uma delas. Converse com eles e ensine atividades e comportamentos que estejam de acordo com a idade que ele está no momento. Aproveite a fase da infância, pois ela passa muito rápido e logo você sentirá saudade e arrependimento por não ter aproveitado.