A leitura é uma excelente atividade para ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças. Essa atividade desperta o interesse pela leitura, escrita e ajuda no desempenho escolar. Mas ela deve ser trabalhada desde cedo para se tornar um hábito frequente no dia a dia. Os pais devem incentivar a leitura o mais cedo possível, pois dessa forma, a criança verá isso como algo natural de sua rotina. 


Em dias como hoje, nossas crianças são tomadas pela tecnologia desde os primeiros meses de vida e infelizmente, a frequência de leitura das crianças está cada vez menor. Com o costume de jogar online e passar muito tempo vendo TV, os pequenos perdem o interesse por atividades que exigem mais esforço do cérebro, e segundo pesquisa, a falta de leitura e de atividades dinâmicas atrapalha o processo de aprendizagem. 

Os pais devem ser os maiores incentivadores das leituras para as crianças, e também para atividades que exercitem mais o cérebro. É importante lembrar que as crianças aprendem por exemplo, portanto se os pais passarem muito tempo no celular, a criança vai se espelhar nisso. Mas se os pais dedicarem um tempo à leitura diariamente, os filhos aprenderão e colocarão a leitura na rotina. Mas será que é fácil estimular uma criança a ler? Confira dicas preciosas aqui.

1- Leia para seu filho


Quando o seu bebê nascer, crie o hábito de ler para ele dormir todas as noites. A leitura oferece diversos benefícios para as crianças, e é interessante despertar esse interesse o mais cedo possível. Ler para o bebê ajuda a criar um hábito que poderá fazer sozinho quando estiver mais velho. 

2- Cantinho da leitura


Toda casa tem um lugar para ver TV, o local para comer, para dormir, mas e para ler? Ter um local apropriado para a leitura é um estímulo para que essa atividade vire rotina na vida do seu filho. Adquira livros de acordo com a idade do seu filho e coloque-os no cantinho da leitura. Esse local também pode ser usado como cantinho de estudo, quando o seu filho tiver que fazer as atividades escolares.


3-  Invista em audiolivros

Se o seu filho ainda não sabe ler, uma maneira de incluir os livros é usando a versão em áudio para ajudar. Coloque o áudio e o livro para seu filho ir acompanhando. Essa atividade é ótima para que seu filho comece a descobrir as palavras e veja como elas são escritas. 



4- Peça para ele contar a história

Para as crianças maiores, vale a pena pedir para que elas façam um resumo do que foi lido. Peça uma apresentação do livro, onde ele pode criar um teatrinho e performar a história. O que acha de criar a noite do teatro para que toda a família possa apresentar um livro e dividir a história entre si. Perfeito para compartilhar o conhecimento da semana e passar um tempo de qualidade com as crianças.

5- Escolha livros de acordo com a idade


As crianças pequenas devem começar com livros bem ilustrativos, interativos e de poucas páginas. Não se esqueça que o processo da leitura deve ser feito de maneira gradual, pois se ela achar muito difícil, vai desistir e não vai querer tentar de novo. Conforme ele for crescendo e ir criando gosto pela leitura, você pode aumentar o número de páginas.

Veja alguns livros infantis mais famosos:


  • O menino maluquinho;
  • A árvore generosa;
  • O pequeno príncipe;
  • Lá e aqui;
  • O monstro das cores;
  • Marcelo, marmelo, martelo.

Além desses livros, os gibis são excelentes para estimular a leitura. Temos certeza que muitas mães aqui aprenderam a ler com os gibis da Turma da Mônica. Aquelas revistinhas coloridas, com desenhos atrativos e joguinhos eram uma atividade super legal. Uma dica é mostrar primeiro o desenho na TV e depois pedir que a criança leia o gibi para ter uma referência antes da leitura.


O seu filho já leu algum desses livros? Conta aqui pra gente.