A gravidez é um momento único para as mulheres e que além de experiências maravilhosas, traz também algumas situações desconfortáveis, como o inchaço. Esse inchaço é normal para todas as mulheres e acontece porque o corpo começa a reter mais líquidos. Durante a gestação, o corpo passa por diversas mudanças que são necessárias para receber e proteger o bebê durante os nove meses. E algumas dessas mudanças impactam diretamente na circulação do sangue e é aqui que o inchaço acontece, visto que fica mais fácil para o corpo acumular líquidos.


O problema desse inchaço vai além do aspecto físico, pois ele também causa um grande desconforto e mal-estar. Geralmente, a mulher acorda bem e o inchaço vai se acumulando ao longo do dia e muitas grávidas chegam no fim do dia com os pés e as pernas enormes. Se você está gravidinha e quer uma maneira de aliviar o inchaço durante esse período, continue lendo nosso artigo para conferir as dicas que preparamos especialmente para você.


Como diminuir o inchaço durante a gravidez?


Antes das dicas, é importante dizer que nem todo inchaço é normal. Se esse inchaço aparecer de um dia para o outro ou se ele vier acompanhado de ganho de peso, pode ser um sinal de alerta para procurar um médico, pois pode ser algo relacionado com a alteração da pressão arterial. Mantenha sempre suas consultas de pré-natal em dia para que o médico avalie essa e outras questões.


Beba água

Pode parecer contraditório, mas quando você bebe pouca água, o seu corpo começa a acumular o pouco de água que tem. Por isso, ele gera a retenção de líquidos. Isso significa que você precisa tomar bastante água durante o dia para, não só diminuir a retenção, mas também se manter hidratada e saudável. Caso você tenha dificuldade de beber água, coloque várias garrafinhas de água nos cômodos da casa, pois assim vai ficar mais fácil de lembrar. Ao sair de casa, leve uma garrafa com você e sempre mantenha abastecida com água. 


Há também uma dica para as mulheres que possuem dificuldade de tomar água devido ao sabor. Aposte em água saborizada, você pode fazer de várias formas. Pegue uma jarra de vidro, adicione gengibre, hortelã, maçã, limão, laranja e outras frutas ou especiarias da sua preferência. Vai ser uma maneira gostosa e saudável de se hidratar.


Coloque os pés pra cima

A maior reclamação sobre o inchaço é nas pernas e nos pés. Então, os especialistas recomendam se deitar e apoiar os pés na parede ou no sofá. Dessa forma, é possível aliviar o desconforto e diminuir o inchaço. Faça isso durante o dia e também antes de dormir, com certeza você vai se sentir muito melhor.

Pratique atividade física

Os exercícios físicos são perfeitos para manter o peso e também reduzir o desconforto da gravidez. Antes de começar, consulte seu médico qual atividade física é a melhor para você. São várias opções como o Yoga, natação, hidroginástica, caminhada, pilates, etc.


Prefira sapatos confortáveis

Muitas mulheres amam usar salto alto no dia a dia, mas durante a gravidez é necessário priorizar o conforto. Mesmo sem salto alto, é possível se manter estilosa e muito bonita com sapatos baixos. Invista em tênis macios e estilosos para compor seus looks de maneira bastante moderna.

Cuide da sua alimentação


Evite comer alimentos industrializados e com muito sal ou temperos artificiais. Esse tipo de comida, além de não ser saudável, prejudica sua circulação e aumenta a retenção de líquidos. Inclua bastante frutas, verduras e legumes na sua alimentação e busque uma dieta equilibrada rica em proteínas, cereais, leguminosas e vitaminas. Se necessário, faça acompanhamento com uma nutricionista.


Evite ficar em pé

Ficar muito tempo em pé faz com que a retenção se concentre nas pernas e nos pés, aumentando o inchaço nessa região. Portanto, evite lugares onde você não sabe se terá lugares para se sentar, como transporte público. Nos lugares que possuem fila, exija seu direito de usar a fila preferencial.


Essas dicas vão ajudar você a ter mais bem-estar durante esse período tão lindo da sua vida. Lembre-se que essa fase é necessária para trazer seu filho ao mundo e quando você tiver ele nos braços, tudo isso valerá a pena. Compartilha com a gente uma dica para as outras mamães.