Sua criança é viciada em comer bolachas e salgadinhos no café da manhã? O que acha de incluir alimentos saudáveis e gostosos logo na primeira refeição do dia? Os adultos precisam ter em mente que os pequenos aprendem com exemplos, e se você é uma mãe ou um pai que sai correndo atrasado para o trabalho e nem se senta para tomar café, seu filho vai entender que isso é normal.


O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, é onde nosso corpo recebe energia e todos os nutrientes necessários para aguentar as tarefas da manhã. Pular o café da manhã pode fazer com que fiquemos fracos, sem energias e até mesmo mal-humorados. 


É comum os pais falarem que na correria do dia, é muito mais fácil acordar um pouco mais tarde e comer qualquer coisa no meio do caminho. E em alguns casos, dão dinheiro para os filhos comerem o que quiserem, ou mandam lanches simples e nada nutritivos na lancheira? Você sofre com isso e quer mudar esse comportamento? Então fique com a gente e acompanhe o artigo de hoje.



1- Crie o hábito de acordar cedo


Segundo especialistas, nosso corpo funciona melhor quando acordamos mais cedo. Quem tem o hábito de dormir até mais tarde, tem mais chances de ter aquela sensação de preguiça e acaba comendo mal. Mesmo que seu filho não tenha compromissos pela manhã, ensine-o a acordar cedo, fazer a cama e tomar um bom café da manhã.


2- Reúna a família


Uma maneira de ficar mais presente na vida do seu filho é fazendo o máximo de refeições juntos. Se você trabalha o dia todo fora, tente colocar no cronograma alguns minutos para comer com as crianças. Aproveite para perguntar o que elas farão durante o dia, como vai a escola, sobre os amiguinhos, etc. 


3- Busque praticidade


Se a sua manhã é corrida, adiante o café da manhã na noite anterior. Deixe as frutas picadas, separe toda a louça que vai usar para servir o café, e se possível, já deixe todas as porções separadas. 


O que preparar de café da manhã para as crianças?


1- Iogurte natural com frutas


A dica dos nutricionistas para escolher um iogurte natural saudável é optar por aquele que tenha no máximo 3 ingredientes. Geralmente, esse tipo de iogurte não tem açúcar e se for necessário, você pode colocar um pouco de mel ou uma fruta mais doce como a banana para harmonizar a refeição.


2- Vitaminas


Vitaminas são excelentes para uma refeição mais rápida. Para fazer uma porção, você pode usar um copo de leite com uma banana e um pouco de açúcar. Bata tudo no liquidificador e adicione gelo para ficar mais refrescante. Você pode substituir a banana por abacate ou mamão. 


3- Torradas com queijo


Os carboidratos são bem-vindos também no café da manhã. A sugestão é escolher uma torrada ou pão integral que seja rico em fibra. E para o queijo, o ideal é escolher uma opção mais magra como a ricota. 


4- Mingau de aveia

Uma receita rápida de fazer e leva apenas dois ingredientes. Você precisa de um copo de leite e duas colheres de aveia. Leve ao fogo e mexa por cinco minutos. Leve na geladeira e deixe por pelo menos 4 horas. 


Conta pra gente o que o seu filho gosta de comer no café da manhã.