Se tem uma coisa que toda mãe reclama é que a casa nunca mais se manteve organizada depois que as crianças nasceram. Elas espalham brinquedos pela sala, deixam as roupas jogadas e quase nunca têm o hábito de guardar as coisas. Mas será que existe algo a ser feito para mudar esse comportamento? Mas é claro que sim. 


Nós sabemos como é estressante para as mães ter que organizar a casa inúmeras vezes ao dia e chamar atenção das crianças quando fazem bagunça. Até parece ser algo desafiador fazer com que as crianças criem hábitos de organização, mas esse processo não é impossível, você apenas precisa ter paciência.


Qualquer mudança de hábito exige tempo e disciplina para que se torne algo contínuo no dia a dia. E se você quer ajudar seu filho a se tornar uma pessoa mais organizada, acompanhe com a gente o nosso artigo. Temos certeza que vai ajudar muito. 

Prancheta_13_2__1

Seja exemplo

Para que a criança reconheça a importância de manter as coisas organizadas, ela precisa ver os adultos fazendo isso desde cedo. As crianças aprendem muito ao tentar imitar o que os pais fazem. Portanto, se você é um pai ou uma mãe que deixa roupa fora do lugar e contribui para a desorganização da casa, não pode esperar que seu filho aprenderá uma coisa diferente.


Converse com seu filho

Brigar o tempo todo com a criança só vai fazer com que ela se sinta incomodada com a situação. Quando seu filho deixar algo fora do lugar, sente-se com ele e explique que a organização da casa é responsabilidade de todos que moram nela, e que se todo dia ele deixar um brinquedo jogado, a bagunça se tornará enorme e muito mais difícil de organizar. 

Dê pequenas tarefas


Desde pequenas, as crianças já podem ajudar com algumas tarefas da casa. Por isso, você pode deixar algumas funções na responsabilidade do seu filho. Para começar, peça a ele para arrumar o quarto todos os dias pela manhã. Ele deverá arrumar a cama, colocar a roupa suja no cesto e varrer o quarto. 


Ao terminar de brincar, todos os brinquedos devem ser recolhidos e guardados em um local apropriado. Caso algum brinquedo esteja sujo, será responsabilidade dele limpar e manter tudo sempre limpinho. Além disso, você também pode pedir para seu filho arrumar a mesa do almoço, secar a louça, tirar o lixo, etc. 

Seja firme

A criança precisa entender que essas tarefas devem ser feitas diariamente e a responsabilidade é dela. Caso seu filho não cumpra com o combinado, chame-o para uma conversa e se necessário, deixe-o de castigo. Os pequenos precisam entender que, na vida, todas as nossas responsabilidades devem ser cumpridas, caso contrário, haverá uma consequência.


Reconheça o esforço


Seu filho manteve o compromisso com as tarefas durante toda a semana? Dê a ele uma recompensa. Leve-o para tomar um sorvete no fim de semana ou faça aquela sobremesa que ele gosta para mostrar gratidão pela contribuição com as atividades de casa. Seja justo com ele, se vai chamar atenção quando ele não cumprir, também precisa recompensar quando ele fizer tudo direitinho. Conta aí, qual tarefa de casa seu filho já faz?