A maternidade é algo maravilhoso que acontece com a mulher, mas traz junto outros sentimentos que não são tão belos quanto imaginamos. Cuidar de uma criança é cansativo, o choro do bebê é desesperador e faltam horas no dia para a mãe conseguir dar conta de tudo. E se é difícil fazer as tarefas principais, imagina como é complicado tirar um tempo para relaxar? 


A rotina de uma mãe é cheia de responsabilidades que podem causar estresse e cansaço. Diante disso, sabemos que as prioridades da mulher vão ser deixadas de lado, principalmente os hábitos que envolvem uma vida saudável e a parte de relaxamento. Mas você que é mãe deve incluir um tempo na sua rotina para fazer algo que te faça bem e essa tarefa deve ter a mesma prioridade das coisas que você faz pelo bebê, pela casa e pelo seu marido. 


Para te ajudar a criar esse novo hábito, separamos alguns exercícios de relaxamento que você pode fazer sozinha em sua casa, de maneira simples e sem ter que gastar dinheiro com esse momento extremamente necessário.


Exercícios de relaxamento para as mães fazerem em casa

regua-datitia

1- Respiração Profunda


Pode parecer algo ridículo de se falar, mas sabia que você pode respirar errado durante o dia? Ao tentar resolver várias coisas, é comum a mãe ficar afobada e prender a respiração em alguns momentos. Respirar errado e muito rápido faz com que seu nível de ansiedade aumente e você fique com uma sensação de peito cheio.


Para resolver isso, crie o hábito de tirar um momento apenas para respirar. Após o banho ou alguns minutos antes de dormir, feche a porta do quarto, apague as luzes e coloque uma música calma para ouvir bem baixinha. Deite-se na cama com a barriga para cima e deixe os braços alinhados ao corpo. Puxe o ar contando 1, 2,3 e solte o ar contando 3, 2, 1. Faça isso dez vezes seguidas, procurando relaxar o corpo em cada respiração. 



2- Postura da Criança

Uma postura do yoga que leva relaxamento para o corpo todo. Olhando assim, não dá pra imaginar o quanto essa postura é poderosa, mas ao criar o costume de fazer diariamente, você vai sentir seus benefícios. Você pode fazer a postura da criança, ou balasana, em cima da cama ou em um tapete no chão. 


Ajoelhe-se e dobre o tronco em direção ao chão, em seguida, estique seus braços em direção à cabeça. Aproveite esse momento para praticar a respiração que você aprendeu no tópico anterior. Além disso, procure não pensar em nada, esqueça as coisas que você fez ou que terá que fazer no dia seguinte. Conecte-se com o agora, e lembre-se que nesse momento, você não vai resolver mais nenhum problema. 

3- Alongamento Lateral

Sente-se na cama com os joelhos dobrados e mantenha a sua respiração profunda. Estique os dois braços acima da cabeça e faça uma inclinação para a lateral e respire por 20 segundos. Volte ao centro e faça o mesmo movimento para o outro lado. Repita o movimento 5 vezes para cada lado. 


Aproveite para soltar o corpo e aliviar a tensão das costas e dos ombros. Ah, vale lembrar que em todos os exercícios você deve priorizar a luz apagada e abandonar o celular alguns minutos antes de começar a relaxar.

4- Gire o Pescoço


Sempre que ficamos nervosos ou ansiosos, automaticamente contraímos os músculos do corpo, e o lugar que mais sentimos isso é a região da nuca e do pescoço. Pode reparar agora mesmo, aperte essa região e analise como ela está no momento. 


Para alongar o pescoço, sente-se na cama e gire o pescoço 5 vezes para cada lado. Sempre bem devagar e respirando profundamente.

5- Postura da Cobra

Além de relaxar, essa postura do yoga fortalece alguns músculos do corpo e também abre espaço entre as vértebras. Uma postura ideal para reduzir o estresse e o cansaço mental acumulado durante o dia. A postura da cobra também alivia a tensão da lombar e de toda a parte das costas.


Deite-se com a barriga para baixo e levante seu tronco com as mãos. Deixe o pé no chão com os dedos apontando para trás e deixe as pernas ativas durante toda a execução do exercício. As mãos devem ficar apoiadas na linha do ombros e cotovelos. Depois disso, aproveite o momento para respirar. 


E aí, você gostou das dicas de hoje? Tem algum exercício que faz em casa? Conta pra gente aqui nos comentários.