Será que o cantinho do pensamento é uma maneira de educar a criança? Muito se discute sobre a educação dos pequenos, e algumas atitudes que eram usadas antigamente, hoje são vistas como ineficazes e ainda podem causar traumas na adolescência e vida adulta. O cantinho do pensamento está dentro dessas atitudes que muitos especialistas debatem se realmente é uma boa maneira de fazer com que a criança reflita sobre seu mau comportamento. Por isso, vamos trazer algumas explicações para você entender como esse castigo pode impactar o seu filho.


Como funciona o cantinho do pensamento?


Basicamente, o cantinho do pensamento é quando a criança faz algo ruim, como deixar de concluir uma tarefa ou ser mal educado com os pais, por exemplo. Antigamente, essa era uma alternativa em relação aos tapas que eram dados para mostrar à criança que ela fez algo errado. Então, os pais poderiam conversar com a criança e deixá-la sozinha por alguns minutos para pensar no que fez de errado. 


Porém, especialistas afirmam que esse castigo não é a melhor maneira de educar a criança e pode ainda prejudicar seu desenvolvimento cognitivo, causando raiva, vergonha e que além disso, não faz com que a criança entenda seu erro ou busque uma maneira de melhorar. 


Por que não fazer o cantinho do pensamento?

As crianças possuem uma necessidade de convívio muito maior do que nós adultos, e o cantinho do pensamento pune fazendo com que seu filho fique totalmente sozinho, sem poder interagir com ninguém. Imagine como isso é cruel para um ser humano que está em sua fase de desenvolvimento. 


Involuntariamente, a reação da criança pode ser ainda pior, indo contra o castigo, chorando e mostrando seu descontentamento de diversas maneiras, as quais nenhuma resultará em um bom relacionamento durante a situação.



Alternativa para corrigir a criança corretamente


Dizer que o cantinho do pensamento não é a melhor maneira de educar seu filho, não significa concordar que a criança deve ficar livre de uma punição. Porém, é de extrema importância saber usar as ferramentas corretas para fazer com que a criança entenda que cometeu um erro e que ela deve saber como se comportar, entendendo seus limites.


Desde cedo, as crianças podem ser ensinadas a assumirem determinadas responsabilidades como guardar os brinquedos, secar a louça, fazer o dever de casa e ser obedientes aos pais. E se em algum momento qualquer regra for desrespeitada, alguma consequência será aplicada. Afinal, é assim que funciona na vida adulta e seu filho precisa entender isso o quanto antes.


Cantinho da calma

Uma alternativa para corrigir a criança de uma forma mais saudável e trabalhar o cantinho da calma. Ao invés de reprimir a criança fazendo ela lidar sozinha com os sentimentos, o cantinho da calma é uma maneira de ensinar seu filho a entender o sentimento e refletir sobre isso. 


O cantinho da calma não deve ser tratado como algo ruim, mas sim como um lugar que será feito e decorado pela criança com a ajuda de um adulto, e será o seu espaço para poder refletir sempre que for necessário.


O intuito do cantinho da calma é educar a criança e não punir. Dessa forma, ela não será obrigada a ficar nele, os pais apenas devem sugerir que ele fique por ali quando fizer algo errado. 


E aí, você tem uma rotina para fazer com que seu filho entenda que fez algo errado? Compartilhe com a gente.