A infância é uma fase que toda mãe gostaria de congelar para que o momento durasse para sempre. É comum ver mães comentando que se pudessem voltar no tempo, teriam aproveitado muito mais a fase em que seus filhos eram menores. Cada vez mais, percebemos que a rotina dos pais está muito corrida e que infelizmente, não sobra muito tempo para fazer atividades diariamente com as crianças.


Apesar de um dia cheio de responsabilidades, os pais precisam entender que passar tempo com os filhos é algo inadiável e é importante saber administrar a rotina para incluir momentos de descontração, longe das telas e de qualquer outra tecnologia. 

E quando falamos em momentos especiais, não queremos dizer que precisa ser algo caro. Programar brincadeiras à moda antiga é uma forma acessível e muito divertida para participar de mais momentos com seus filhos, manter a família unida e estimular um bom relacionamento entre pais e filhos. 


Brincar com seu filho, além de ser muito divertido, também contribui para um bom desenvolvimento da criança e para uma infância cheia de boas lembranças. E se você está sem ideia de como brincar com seu filho, confira as dicas que preparamos para divertir a família toda. 


Como brincar com as crianças em casa?


Com o aumento do acesso que as crianças possuem à internet e aos smartphones, parece ser muito difícil fazer com que elas façam uma troca por qualquer outra brincadeira mais dinâmica. Porém, é importante ter em mente que tudo na vida possui um processo onde podemos transformar novas atitudes em hábitos diários. E para isso, é indispensável que os pais sejam exemplos nesse processo. Se alguém da família não participa da brincadeira e se distrai facilmente com o celular, a criança pode se sentir desestimulada. Por isso, todos da casa devem participar das atividades propostas. 


1- Origami

Essa atividade é perfeita para ajudar na concentração e atenção plena da criança e dos pais. O origami é uma técnica japonesa que significa dobrar papel, algo que parece simples, porém tem  objetivo de criar uma verdadeira obra de arte. Comece por modelos mais simples para a criança entender aos poucos como essa técnica funciona. Se começar com coisas difíceis demais, a criança pode se frustrar e desistir.


2- Massinha de modelar


Modelar é uma maneira de estimular a criatividade das crianças, pois a brincadeira possibilita descobrir sentidos diferentes e criar formas com muitas cores. A massinha de modelar pode ser feita em casa ou você pode comprar em qualquer loja de brinquedo para as crianças. Faça com que sua criança crie formas diferentes como bonecos, frutas, letras, animais, etc. A família toda vai dar boas risadas na hora de fazer as formas com a massinha de modelar. 



3- Acampamento na sala


Sabe aquele fim de semana de chuva que é difícil manter a criança contente em casa? O que você acha de fazer uma aventura na sua própria sala? Convide a família toda para fazer um acampamento na sala. Pegue alguns colchões, travesseiros e use lençóis para simular uma barraca. Prepare alguns lanchinhos bem gostosos e aproveite esse momento para contar histórias.


4- Caça ao tesouro

Essa brincadeira atravessa gerações e envolve a família toda. Para começar, precisa definir qual será o tesouro o qual será escondido, pode ser um brinquedo ou um objeto qualquer que seja fácil de carregar e esconder. Uma pessoa será a responsável por esconder o tesouro e o restante irá procurar. Aquele que encontrar primeiro, ganha a rodada e esconde o tesouro na próxima vez.


Conta pra gente aqui qual brincadeira é a favorita do seu filho.