A infância é uma fase de desenvolvimento da criança e também é quando as crenças começam a se formar. Muitos acontecimentos presentes na infância ficam guardados em nosso interior e podem impactar de maneira positiva ou negativa por toda a nossa vida. Logo nos primeiros anos de vida, vamos aprendendo pouco a pouco como se relacionar com as pessoas. Esse relacionamento pode trazer algumas situações às quais a criança ainda não sabe como lidar. Por exemplo, na escola, é muito comum uma criança ser alvo de piadas por ter um cabelo diferente ou ter uma outra característica que seus colegas não possuem.


As crianças podem não ter a intenção de ofender ou magoar, mas muitas vezes, essas comparações fazem com que a pessoa que é “diferente” se sinta inferior e isso prejudica diretamente a sua autoestima. 


No momento que isso acontece, a criança passa a acreditar que o que ela é e o que ela faz deve sempre agradar alguém. E isso não é nem um pouco verdade. Seu filho precisa aprender que todas as pessoas são diferentes e possuem características únicas. E apesar de alguém criticar ou não gostar de algo em sua imagem, ele deve estar consciente que isso não é problema dele.

Trabalhando a autoestima das crianças

Ensine sobre a positividade


Para explicar essa parte, vamos precisar de um exemplo. Imagine que sua filha estude em uma escola onde todas as suas coleguinhas possuem o cabelo liso. Apenas ela tem o cabelo cacheado. Por causa dessa diferença, é comum as outras crianças fazerem piadas maldosas que possam deixar a sua garota triste.


O recomendado nessa situação é enaltecer as diferenças da sua filha, mostrando que ela é única. Se em algum momento ela se sentir triste por ser diferente, diga algo como: “Que legal, filha. Olha como você é bonita. Só você tem esse cabelo cheio de cachinhos”.


Transmita segurança


A falta de autoestima não está presente apenas no aspecto físico, mas também pode estar relacionada com coisas que seu filho pode ou não fazer. Por exemplo, imagine que seu filho está aprendendo a andar de patins e por ser algo novo, ele sente medo de cair.


Diante dessa situação, os pais devem tomar atitudes positivas com o objetivo de incentivar e encorajar a criança. O jeito errado de fazer seria: “Para de ser medroso. Eu comprei o patins que você queria, agora você vai ter que andar”.


A maneira recomendada seria: “Filho, eu sei que você está com medo de experimentar algo novo. Mas fique tranquilo, que eu vou estar aqui pra te ajudar”.  Viu só a diferença?


Ensine a lidar com problemas


Muitas pessoas crescem com a ideia de que as coisas devem dar certo o tempo todo e não sabem como ligar quando algo fora do previsto acontece. Ao se deparar com algo que saiu fora do planejado, ela fica tensa, desestimulada, triste e pensa em desistir de tudo.


Desde pequeno, ensine a seu filho que as coisas nem sempre vão sair como nós planejamos. Em algumas situações, vamos ter que buscar outra alternativa e em certas situações, as coisas vão dar errado e nem sempre é por nossa culpa.


Não faça comparações


Ensine seu filho que as pessoas são diferentes e ele não deve se considerar melhor ou pior que alguém apenas pelo fato de ser ou fazer algo diferente. Evite frases como: “Seu amiguinho já anda de bicicleta e você não”. Além de não ajudar em nada, esse tipo de frase machuca a criança e faz com ela sinta menos confiança em si mesma.


Caso perceba que a criança tem problemas mais sérios com a sua autoestima, busque a ajuda de um profissional. A autoestima baixa pode ser responsável por problemas de socialização, ansiedade e entre outros. Ajude seu filho a ser mais confiante e compartilhe as dicas de hoje com uma amiga.