Por que as crianças gostam tanto de ver o mesmo desenho ou de reencenar a mesma brincadeira por diversas vezes? Muitos pais não entendem o porquê do comportamento repetitivo dos filhos, por isso, decidimos trazer algumas explicações sobre esse assunto.

Rebecca Parlakian, diretora-sênior de programas da organização americana Zero to Three, explica que as crianças aprendem e consolidam a informação por meio da repetição e que elas precisam de diversas reproduções para realmente aprender/assimilar um desenho e, apenas na quarta vez, elas conseguirão focar a atenção na história que está sendo contada. O que para os adultos é considerado uma repetição, para as crianças é reelaboração. 

Outro ponto em torno da repetição na infância é o de que a criança busca por uma sensação de segurança e conforto, pois, por meio de atividades que já conhece, se aperfeiçoa à medida que repete, porque a cada tentativa, o resultado se torna melhor.

Repetição também é uma expressão da necessidade da rotina para as crianças

Nos primeiros anos da infância, a rotina é extremamente importante, porque a previsibilidade diminui a angústia da criança sobre o que vai acontecer e traz a sensação de conforto. 

A repetição na infância assume o importante papel de desenvolver a autonomia infantil, já que a cada atividade repetida, a criança sente que está se tornando melhor na execução e que a atividade se torna mais fácil. 

A repetição representa o ponto central do desenvolvimento intelectual da criança, porque estimula a sua aprendizagem e percepção sobre os detalhes. 

Especialistas esclarecem que de 0 a 3 anos, ocorre um aceleramento no desenvolvimento de cerca de 80% do cérebro da criança, formando as conexões neurais de acordo com as experiências que ela tem. Outro ponto interessante é o de que a formação da memória é a base da aprendizagem, sendo assim, o aprendizado ocorre por meio da repetição.

Por essas razões a criança tem esse desejo de ver/fazer a mesma coisa várias e várias vezes, pois a cada experiência ela consegue consolidar as informações que já obteve, como as cores, o cenário, os personagens, etc. 

A repetição na infância também é um aspecto fundamental no desenvolvimento comportamental, porque quando a criança consegue perceber melhor as histórias de ficção, ela passa a ter acesso a mais referências para elaborar a própria vivência, ou seja, as próprias histórias, imaginação e brincadeiras.

Quando é o momento de começar a introduzir o “novo” dentro dessa repetição?

Aos poucos, é fundamental que os pais introduzam novas experiências à vida de seus filhos, ensinando-os a exercer um pouco mais de flexibilidade, já que mesmo que as coisas fujam um pouco da rotina às vezes, isso não quer dizer que ela não estará segura.

O equilíbrio é fundamental, então depois de ver um mesmo desenho centenas de vezes e de perceber que a criança já assimila o máximo possível daquela animação, talvez seja o momento de apresentar outras opções. 

Aliás, o ideal é que os pais explorem outras atividades, além das telinhas, levando a criança a conhecer inúmeros recursos narrativos para construir o seu próprio universo de significados. Jogos interativos, livros ilustrados, entre tantos outros, são fundamentais para enriquecer o processo de aprendizado infantil.

Agora você já sabe que quando o seu filho está vendo o mesmo desenho pela décima vez, ele está aprendendo coisas novas a cada experiência.

Confira também:

Vestidos infantis de verão – os mais indicados para curtir os dias mais ensolarados

Looks infantis de verão 2023 – Dicas para um verão mais estiloso

Você já conhecia a nossa loja Datitia Baby Store? Temos peças de roupa para o seu filho em qualquer idade e estação. Os preços são imperdíveis e entregamos para todo o Brasil!

Nos acompanhe também nas redes sociais: InstagramFacebook e Youtube!