Nos tempos em que vivemos hoje, sabemos o quanto é difícil para os pais manter as crianças brincando fora das telas do celular e do tablet. Temos consciência de como é mais fácil entreter a criança com um joguinho ou com um vídeo qualquer no Youtube. Porém, é preciso entender que as brincadeiras ao ar livre ou até mesmo dentro de casa estimulam o desenvolvimento cognitivo das crianças. 


Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal da Paraíba, enquanto brincam, as crianças conseguem ultrapassar a realidade o que a transforma através da imaginação. O estudo defende que brincar não é apenas um ato de lazer, mas também uma forma de estabelecer relações com crianças e adultos, conhecer coisas novas e construir explicações. Diante disso, podemos concordar que estimular brincadeiras é essencial para o desenvolvimento da criança, não é mesmo?

Com um pouco de criatividade e boa vontade, podemos pensar em brincadeiras educativas e bastante divertidas. As brincadeiras entre os pais e os coleguinhas enriquecem a convivência e estimulam o aprendizado. Mas, como ficam as brincadeiras em dias de chuva? É possível entreter os pequenos dentro de casa, sem que eles peçam o celular ou a TV? Foi pensando nisso que nós selecionamos 4 brincadeiras para você e seu pequeno brincarem em dia de chuva.

1- Sombras na parede


Essa é uma maneira de surpreender as crianças em um cenário de fantasia e muita criatividade. E a criatividade é o fator principal para que essa brincadeira funcione, visto que não é necessário nenhum objeto adicional, além da lanterna do celular.


Apague as luzes, e aponte a lanterna para a parede. Com as mãos, faça alguns movimentos que lembram alguns animais. Pode ser um cachorro, pássaro, lobo, etc. Use sua imaginação para contar histórias e envolver seus filhos.

2- Caça ao tesouro

As crianças adoram aventuras e desafios, por isso com certeza elas vão amar brincar de caça ao tesouro. Essa brincadeira costuma prender a atenção da criança durante várias horas. Além disso, a brincadeira pode ser feita com várias crianças ou apenas uma criança e os pais.


Para isso, você deve definir qual será o tesouro. Pode ser qualquer coisa ou você pode pegar uma caixa de presentes e rechear de guloseimas. Depois disso, esconda o tesouro e coloque pistas pela casa para seu filho poder encontrar.

3- Imagem e ação


Essa brincadeira é tão divertida que encanta até os adultos. E para deixar mais personalizado, a brincadeira pode ser feita com desenhos ou mímicas. Fique à vontade para escolher qual deles vai deixar a criança mais livre para brincar.


Para brincar, é necessário pelo menos dois times. Em cada time, é preciso ter uma pessoa para desenhar (ou fazer a mímica) e o restante do grupo vai adivinhar. Selecione categorias de filmes, frutas, comidas e outras coisas para criar o tema do que eles deverão adivinhar.

4- Hora da história


Essa opção é algo mais calmo e mais recomendado para preparar as crianças para uma soneca. Ler história para os pequenos é essencial para que eles despertem o gosto pela leitura. Caso o seu filho já saiba ler, pode pedir para que ele também leia uma parte do livro.


Mas se ele ainda não leia e mesmo assim quer participar da contação de histórias, pode pedir para que ele invente uma história e conte para o grupo. Além do gosto pela leitura, contar histórias ajuda a despertar o lado da imaginação em crianças de todas as idades.



E agora que você já leu todo o nosso artigo, temos certeza que ficou muito mais fácil entreter as crianças em dia de chuva, não é mesmo? Por isso, já salva essas dicas e quando fizer alguma dessas brincadeiras, marque @datitiababystore no Instagram.