O autismo tem vários graus, ele pode estar num espectro mais severo ou mais leve, ainda assim muitas “atividades comuns” da infância podem ser difíceis de serem executadas por eles. Isso resulta em muitas famílias com crianças autistas evitando tentar novas atividades com elas.

O fato de muitas vezes não gostarem de companhia ou então não pedirem por companhia e não explorarem novidades por conta própria, não significa que tem que desistir. Isso prova a necessidade de descobrir formas diferentes de incentivá-los e fazer com que eles queiram desenvolver novas habilidades. Essas atividades ajudarão em todo o desenvolvimento da criança, desde a coordenação motora até o convívio social.

Entre os benefícios das atividades estão:

  • Promover a inclusão e qualidade de vida;
  • Melhora na autoestima e confiança;
  • Oportunidade para fazer as próprias escolhas;
  • Proporciona satisfação, diversão e prazer;
  • Permite que eles se envolvam e se sintam parte da comunidade;
  • Oportunidade de ganhar e desenvolver novos contatos e amigos;
  • Esportes e exercícios ajudam a melhorar a saúde física e mental;
  • Ajuda a ter independência dos pais ou de outros adultos.

Exemplo de Atividades para Crianças Autistas

Existem várias opções de atividades para realizar com as crianças. Antes de escolher a mais eficaz, observe o comportamento dela a fim de saber qual a atividade que será melhor para ela. Você pode fazer isso baseando-se no que ela gosta, respeitando as limitações dela, auxiliando com falas que engajam a criança a realizar a atividade até que ela se sinta curiosa o suficiente para para realizar a tarefa.

Vale lembrar que qualquer atividade deve ser feita de forma divertida, para que a criança queira realizá-la. Além disso, não é necessário a criança já ter desenvolvido a fala ou se concentrar, pois sabemos que existem vários autistas não verbais, porém, que se saem muito bem em diversas atividades.

Algumas das atividades são:

  • Vídeo Game: a criança pode se divertir jogando sozinha ou então com a participação de alguém. Você pode também pedir para que ela te ensine a jogar, caso ela saiba ou então aprenderem juntos. Além de trabalhar habilidades motoras, serve para desenvolver o convívio social. 
  • Bloco de Montar: Ajuda a desenvolver a concentração, se a criança gostar dos blocos você pode procurar na internet diagramas e plantas de construção para montarem várias coisas juntos. Também é legal levar a criança em grupos que curtem blocos para que trabalhem juntos várias habilidades.
  • Nadar: uma atividade incrível para fazer na água, pode ser realizada em grupos ou não. Além disso, trabalha várias habilidades como coordenação motora, paciência e o desenvolvimento dos músculos do corpo.
  • Caminhar: toda criança já vem cheia de energia, uma forma de fazer ela gastar essa energia é caminhar. Além de exercitar o corpo, ela pode criar um laço maior entre você e a criança, pois permite passar mais tempo juntos. Você pode levar junto um binóculos, caso tenha, para observar pássaros e estrelas.
  • Criar Coisa: Muitos autistas são ótimos em desmontar e criar coisas, dê a ele a oportunidade de mexer com ferramentas e construir algo que eles queiram. Você pode ajudá-lo nesta construção ou então deixar que ele desenvolva seu projeto sozinho para que ele comece a se tornar independente.
  • Quebra-Cabeças: Muitas crianças com autismo verbais ou não verbais, são altamente talentosas em resolver quebra-cabeças. Isso as ajuda a desenvolver habilidades para resolver problemas no futuro. Ofereça opções de quebra-cabeça mais fáceis de início e vá aumentando o grau de dificuldade conforme ele vai conseguindo montar.
  • Animais: Não são todas as crianças com autismo que gostam de animais, porém as que gostam, gostam bastante. Essa relação é uma forma de iniciar o convívio social, além de desenvolver responsabilidades. A criança pode ficar responsável por dar comida e água ao bichinho ou então limpar as necessidades dele, claro, sempre com ajuda ou supervisão. Além disso, os animais de estimação são ótimos para o emocional da criança.

Existem várias possibilidades de atividades para exercer com os pequenos. Nem todas podem dar certo, por isso é tão importante observar a criança antes de escolher as atividades. Além disso, tarefas de casa podem ser encaradas como uma atividade a ser incluída no cotidiano da criança, criando responsabilidades.

Agora que você já sabe por onde começar a trabalhar o desenvolvimento de uma criança com autismo, vem conferir as peças de roupa infantil mais confortáveis para que elas aprendam com conforto.

Confira também:

Macaquinhos infantis de verão - para deixar o bebê confortável e fresquinho

Queda de cabelo na infância pode acontecer – Entenda sobre a alopecia infantil

Você já conhecia a nossa loja Datitia Baby Store? Temos peças de roupa para o seu filho em qualquer idade e estação. Os preços são imperdíveis e entregamos para todo o Brasil!

Nos acompanhe também nas redes sociais: InstagramFacebook e Youtube!