É comum ouvir falar na queda capilar entre adultos, mas esse problema também pode afetar as crianças em uma condição que é chamada de alopecia infantil, caracterizada pela queda de cabelo de maneira anormal.

O médico tricologista, Luciano Barsanti, orienta aos pais que, ao perceber grande queda capilar no travesseiro, no momento de pentear os cabelos e durante o banho, é fundamental procurar por um especialista.

Entre os bebês, a alopecia não costuma estar associada a nenhuma doença, em muitos casos, especialistas advertem que a queda capilar pode ocorrer pelo trauma do apoio da cabeça em uma superfície sempre em uma mesma posição.

Alopecia infantil – Quais fatores podem influenciar no problema

Separamos os quatro quadros mais comuns de alopecia infantil.

Alopecia areata

A alopecia areata é uma doença autoimune que pode ocorrer em bebês, crianças pequenas e em adolescentes. 

Esse quadro ocorre quando o organismo produz anticorpos contra o bulbo capilar, o que ocasiona no surgimento de “rodelas sem cabelo” na cabeça.

A notícia positiva sobre este quadro é que em 60% dos casos, ocorre evolução para a cura total, sem que a doença reapareça.

Alopecia por desnutrição

Já nestes casos, a falta de nutrientes adequados, seja por situação de vulnerabilidade social ou pelo reflexo de uma alimentação desequilibrada em muitas famílias, pode levar a este problema.

Principalmente a falta de ferro, sais minerais, magnésio e outros elementos fundamentais para o crescimento capilar levam à queda.

Alopecia por tricotilomania

Outro quadro de alopecia infantil é o de tricotilomania (TTM), que é um transtorno psiquiátrico em que a criança tem um desejo incontrolável por arrancar o próprio cabelo. Em alguns, casos, além de arrancar, a criança come os fios, o que pode levar à obstrução gastrointestinal.

Nestes casos, o atendimento costuma ser multidisciplinar, ou seja, não apenas o médico tricologista acompanhará o quadro, mas também o psicólogo e o psiquiatra que irão junto aos pais tentar identificar o que está levando a criança a arrancar o próprio cabelo na tentativa de suprir demandas emocionais.

Alopecia por tração

Este é um quadro de alopecia infantil importante para que os pais prestem atenção. Alguns penteados de cabelo, realizados principalmente em meninas, como rabos de cavalo, tranças e maria chiquinhas muito apertadas, podem levar ao problema.

O atrito no momento de fazer o penteado pode levar à alopecia por tração, isso porque o músculo que segura o fio no bulbo capilar se rompe e é perdido definitivamente.

Nestes casos, especialistas alertam para que os pais façam penteados apenas em ocasiões especiais e não no dia a dia da criança.

Como os pais devem proceder se perceberem anormalidade?

Será preciso procurar por um especialista em Tricologia que avaliará o caso e se for alopecia infantil, indicará as melhores medidas de tratamento. 

Vale ressaltar que o problema tem tratamento e que não se pode ignorar queda de cabelo frequente na criança!

Confira também:

Dicas para bem-estar do bebê em dias mais quentes!

Além do charme: vestidos infantis para o verão é sinônimo de praticidade

Você já conhecia a nossa loja Datitia Baby Store? Temos peças de roupa para o seu filho em qualquer idade e estação. Os preços são imperdíveis e entregamos para todo o Brasil!

Nos acompanhe também nas redes sociais: InstagramFacebook e Youtube!