Antes de falarmos sobre as birras, é importante ressaltar que toda a infância é um processo de desenvolvimento e nessa fase os sentimentos são descobertos. Eles podem aparecer misturados ou de uma forma mais difícil de compreender, é aí que as birras surgem.

As birras podem ser descritas como um acúmulo de sentimentos que a criança não sabe expressar e “se libertam” de uma só vez, fazendo com que ela fique nervosa, irritada, triste e entre em crise. 

Assim como nós, os pequenos muitas vezes não sabem lidar com os “nãos” que a vida nos dá, mas diferente de nós, nesses momentos eles não conseguem raciocinar, os sentimentos se afloram e as crises acontecem.

Como lidar com os momentos de birra?

Diferente do que muitas pessoas falam, a criança não é mimada, muito menos mal educada, ela só não consegue lidar com os sentimentos que estão surgindo dentro dela. Nesses momentos é ideal você manter a calma, mesmo que isso possa ser difícil, agachar na altura da criança e oferecer abrigo. Acalme ela para que você possa explicar melhor toda a situação e ajudar ela a entender os sentimentos.

Nos momentos de birra, é importante você explicar o que está acontecendo, sem julgar a criança, dizendo a ela o que ocorreu, contar a ela como você se sentiu nessa situação (expressando seus sentimentos, sem culpar a criança) e ajudar a criança a expressar o que ela sentiu descrevendo alguns sentimentos para que ela entenda. Depois de ajudar ela a compreender e controlar esses sentimentos, proponha uma solução, para que a criança não volte a fazer a birra, mostrando que você estará sempre ali para acolher e ajudar ela a compreender os sentimentos.

Como evitar momentos de birra?

Esses momentos delicados, uma hora ou outra podem acontecer. Mas para tornar essa explosão de sentimentos mais fácil de lidar, evite apenas dizer “não!” troque por uma explicação franca do motivo pelo qual você não permite o pedido feito pela criança.

Essa atitude fará ela entender que naquele momento não é possível, evitando os momentos de birra. Nem sempre dará certo, pois às vezes é mais complicado para a criança compreender, mas essa dica ajudará em diversas situações.

Confira também:

Como Organizar o Guarda Roupas do Bebê?

Tendências de verão - Roupa infantil neon

Você já conhecia a nossa loja Datitia Baby Store? Temos peças de roupa para o seu filho em qualquer idade e estação. Os preços são imperdíveis e entregamos para todo o Brasil!

Nos acompanhe também nas redes sociais: InstagramFacebook e Youtube!